AUDIOMETRIA
A audiometria é um exame que avalia a audição e deve ser realizado pelo profissional especializado: fonoaudiólogo. Em crianças é utilizado técnicas de condicionamento lúdico ou reforço visual.
Os principais tipos de audiometria são: audiometria tonal, que é considerado um teste subjetivo para avaliar o grau e o tipo de perda auditiva e audiometria vocal, que pesquisa a capacidade de compreensão da fala humana.
É um exame simples que dura em torno de 30 minutos.
IMITANCIOMETRIA
A imitanciometria avalia o funcionamento da orelha média (membrana timpânica, ossículos, etc.) e fornece informações sobre a mobilidade da membrana timpânica e as condições funcionais da orelha média.
Esse exame é rápido, objetivo, de fácil execução, indolor e não necessita de resposta do paciente, sendo considerado um exame objetivo e é fundamental, pois oferece dados importantes no diagnóstico clínico. Geralmente é dividido em três etapas: timpanometria, compliância e pesquisa do reflexo estapédio.
Geralmente é solicitado para confirmar a coerência com a audiometria tonal, controle de tratamento da otite média (orelha com presença de secreção), exame de rotina no pré e pós-cirúrgico da orelha média, avaliar o local lesado em casos de paralisia do nervo facial, pacientes portadores de quadro vertiginoso.
Pode ser realizado em qualquer idade (inclusive em recém-nascidos) e não necessita de ambiente silencioso sem a necessidade de cabine audiométrica.
PROCESSAMENTO AUDITIVO
A avaliação do processamento auditivo tem como finalidade determinar ou não a presença de habilidades auditivas alteradas, ressaltar as habilidades preferenciais para a aprendizagem, estabelecer diretrizes que possam auxiliar na elaboração de um programa de reabilitação.
É conjunto de testes verbais e não verbais que avaliam as habilidades auditivas envolvidas no processamento da informação auditiva (detecção, localização, reconhecimento, discriminação, memoria e atenção). Compreende, entre outros, testes Monoaurais de Baixa Redundância (Fala Filtrada, Fala no Ruído, PSI/SSI), de Interação Binaural (Fusão Binaural, MLD), de Processamento Temporal (PPS, DPS, RGDT) e de Escuta Dicótica (SSW, Dígitos Dicóticos, Consoante Vogal).
TESTES VESTIBULARES/ VECTOELETRONISTAGMOGRAFIA DIGITAL
Provas vestibulares sem registro dos movimentos oculares: pesquisa do nistagmo ou vertigem postural. Avalia a função do labirinto.
Provas vestibulares com registro dos movimentos oculares em equipamento com três canais.
REABILITAÇÃO VESTIBULAR
Conjunto de procedimentos terapêuticos que buscam restaurar o equilíbrio corporal, estimulando os mecanismos fisiológicos de compensação central, propiciando a redução ou eliminação da tontura/vertigem e outros sintomas de transtornos do equilíbrio corporal.
AVALIAÇÃO DE VOZ
Análise perceptivo-auditiva dos parâmetros vocais e prosódicos da fala; análise dos recursos não verbais (postura corporal, expressões gestuais e faciais).
TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA EM VOZ
Habilitação e reabilitação dos distúrbios funcionais, organofuncionais e orgânicos, aperfeiçoamento dos padrões de respiração, voz, fala e dos recursos não verbais.