No Brasil, diariamente, o Ministério da Saúde divulga dados sobre casos suspeitos do coronavírus (Covid-19). Até o momento, 02/03, dois casos foram confirmados no país, mas é preciso atenção em relação aos cuidados da doença. Cientistas e pesquisadores de vários países se empenham nos estudos sobre o novo coronavírus.
Um alerta divulgado pela AAO (Academia Americana de Oftalmologia) aponta que o Covid-19 pode ser contraído pelos olhos, além de mucosas da boca e nariz. Segundo a Academia, esse tipo de vírus também pode causar conjuntivite, ou seja, a inflamação ou irritação da conjuntiva. Isso ocorre porque o vírus ataca as vias respiratórias através do canal lacrimal. Por isso, o alerta se estende aos oftalmologistas que podem ter contato primário com pacientes infectados pelo novo coronavírus, destacando a necessidade do uso de máscaras ou óculos de proteção.
A oftalmologista Dra. Erika C. Pinho, do Instituto de Olhos e Otorrino de Bauru (IOB), explica que os pacientes devem informar ao médico sobre viagens internacionais, além de outras informações relevantes em consultas oculares. “Alguns casos de coronavírus podem apresentar conjuntivite. Se o paciente estiver com sintomas de gripe ou conjuntivite, principalmente aqueles que fizeram viagens recentes ao exterior ou obtiveram contato com alguma pessoa que também tenha feito esse tipo de viagem, é preciso atenção, pois ele pode ser um caso suspeito. É importante informar ao médico sobre essas situações, seja no atendimento para sintomas de gripe ou conjuntivite”, recomenda a especialista.
Sintomas e cuidados necessários
Semelhantes aos da gripe, os sintomas do novo coronavírus são variados. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os mais comuns são tosse seca, febre, cansaço e, em alguns casos, dores no corpo, congestão nasal e inflamação na garganta. Devido ao risco do surgimento de conjuntivite através do Covid-19, é preciso atenção em relação aos sintomas, entre eles: vermelhidão nos olhos, pálpebras inchadas, sensação de areia ou ciscos nos olhos, coceira, fotofobia, olhos lacrimejante e secreção purulenta (conjuntivite bacteriana).
Alguns cuidados básicos são importantes para evitar o contágio do novo coronavírus, como realizar a lavagem frequente das mãos, utilizar lenço descartável e não compartilhar objetos pessoais, higienizar as mãos com álcool gel, evitar tocar nos olhos, nariz e boca antes de limpar as mãos, manter os ambientes ventilados, evitar contato próximo com pessoas ou animais com sinais ou sintomas da doença, além de cobrir o nariz e a boca ao espirrar e tossir.
Add Comment