Qualquer distúrbio no processo de audição normal seja qual for sua causa, tipo ou severidade, constitui uma alteração auditiva. A deficiência ou perda auditiva ocorre quando existe um problema em uma ou mais partes do ouvido.
Para que você consiga entender melhor a deficiência auditiva do seu filho, é preciso conhecer alguns fatores e estar familiarizado com alguns termos.
Perda Congênita e Perda Adquirida
Se a criança nasceu com a deficiência auditiva é chamada de “congênita”. Se a deficiência apareceu após o nascimento é chamada de adquirida.
Perda Bilateral e Perda Unilateral
Se a criança possui a perda auditiva nos dois ouvidos é chamada de “perda auditiva bilateral”. Quando apenas um ouvido é afetado, é chamada de “perda auditiva unilateral”.
Perda Simétrica e Perda Assimétrica
No caso em que a criança apresenta perda auditiva nos dois ouvidos, quando elas são semelhantes entre si é chamada de “perda auditiva simétrica”. No entanto, há casos em que a perda auditiva em um ouvido é diferente da perda do outro ouuvido, sendo então chamada de “perda auditiva assimétrica”.
Perda Progressiva
Uma perda progressiva é aquela que vai se tornando pior ao longo do tempo.
Perda Súbita
A perda súbita, como o próprio nome já diz, é aquela que aparece de uma vez, rapidamente. Quando a perda súbita acontece é importante procurar imediatamente um médico para determinar sua causa e tratamento.
Perda Flutuante
Em alguns casos a audição da pessoa com perda auditiva se modifica – em alguns dias está melhor e em outros dias está pior. Isto se chama “flutuação”. A perda auditiva flutuante pode ser um sintoma de perdas condutivas, causadas, pro exemplo por uma infecção do ouvido, mas pode estar presente em outras condições.
Qual os sons que a criança consegue ouvir? Quais freqüências estão afetadas?
Algumas destas informações podem ser obtidas quando a criança ainda é muito pequena. Outras informações só serão obtidas mais tarde, quando a criança tiver idade suficiente para participar em diferentes tipos de testes da audição. Maiores informações sobre o tipo e severidade da perda auditiva serão abordadas em outros tópicos.
Fonte: FOB/USP (Portal dos Bebês) (http://portaldosbebes.fob.usp.br/portaldosbebes/Portugues/detSubCategoriaInstitucional.php?codsubcategoria_fono=41&codcategoria_site=1)
Add Comment